segunda-feira, 16 de junho de 2008

Introdução sobre a Floresta!

A floresta Amazônica, é uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fechada). Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. O solo é rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região. Outra característica importante da floresta amazônica é o perfeito equilíbrio do ecossistema. Tudo que ela produz é aproveitado de forma eficiente. A grande quantidade de chuvas na região também colabora para o seu perfeito desenvolvimento. Como as árvores crescem muito juntas uma das outras, as espécies de vegetação rasteira estão presentes em pouca quantidade na floresta. Isto ocorre, pois com a chegada de poucos raios solares ao solo, este tipo de vegetação não consegue se desenvolver. A grande maioria das espécies desta floresta vive nas árvores e são de pequeno e médio porte. Podemos citar como exemplos de animais típicos da floresta amazônica: macacos, cobras, marsupiais, tucanos, pica-paus, roedores, morcegos entre outros.



Problemas atuais enfrentados pela floresta amazônica:

Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório. Madeiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja). Estes dois problemas são os que mais preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco toda a vida da floresta. Outro problema é a biopirataria na Floresta Amazônica, que é quando cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais. Levam estas pesquisas para seus países, pesquisam e desenvolvem substâncias, registrando patente e depois lucrando com isso. O grande problema é que o Brasil teria que pagar, futuramente, para utilizar substâncias cujas matérias-primas são originárias do nosso território. Com a descoberta de ouro na região (principalmente no estado do Pará), muitos rios estão sendo contaminados. Os garimpeiros usam o mercúrio no garimpo, substância que está contaminando os rios e peixes da região.
Índios que habitam a floresta amazônica também sofrem com a extração de ouro na região, pois a água dos rios e os peixes são importantes para a sobrevivência das tribos indígenas.

BubbleShare: Share photos - Powered by BubbleShare

Flora

Foram-se identificados 104 sistemas de paisagem, tendo um alta biodiversidade e complexidade de ecossistema. A biodiversidade vai se tornando mais valorizada como fonte de informações.A diversidade de árvores na Amazônia varia de 40 e 300 espécies diferentes por hectare.A Amazônia possui 3.650.000 Km² de floresta contínuas.
Florestas de Igapó : solos que permanecem alagados durante um seis meses, em áreas próximas aos rios. As árvores atingem ate 40 metros de altura, é muito difícil perder as folhas geralmente largas para captar a luz solar.As folhas da vitória – régia aparecem nas águas. Ocorrem associadas aos rios de agua branca.
Florestas de Vargas : árvore de grande porte e são muito parecidos com a de Igapó. A Vargas apresenta um maior numero de espécie .Ocorrem associados aos rios de agua preta.
Floresta de terra Firme : grande porte, de 30 a 60 meros de altura. O dossel é bastante fechado e contínua no interior da mata bastante úmida e escuro, por causa do dossel, isso só esta presente nas terras altas da Amazônia.
Campinaranas ou Catinga do Rio Negro: presença de árvore mais baixas, troncos finos e espaçados. Ficam em áreas brancas,lavadas e pobres do rio Negro.
Fauna

A principal explicação para a grande variedade na Amazônia é a terra do refugio. Nos últimos 100.000anos, o planeta sofreu varias fases de seca ferozes.Desta forma as matas se expandiram- se e depois reduziram-se nos períodos de seca prolongadas cada núcleo da floresta ficava isolada da outra.
Os invertebrados constituem mais de 95% das especies dos existentes e distribuem- se entre 20 a 30 filhos. Um total de 163 registros, de espécie de anfíbios foi encontrado para a Amazônia Brasileira .Isso equivale aproximadamente 4% das 4.000 espécies que se pressupõem, existe no mundo e 27% das 600, estimadas para o Brasil. O número total de espécies de répteis, no mundo é estimado em 6.000 sendo 465 espécies identificadas no Brasil. Das 550 espécies de répteis registrado na bacia Amazônica 62% são indêmicos.As aves continuem um dos grupos mais bem estudados entre os vertebrados, com o numero de espécies estimado em 9.700 no mundo , sendo que deste total 1.677 estão representados no Brasil. Na Amazônica, há cerca de 1.000 araras.O número total de espécies de mamíferos existentes no mundo é estimada em 4.650, com 502 representantes no Brasil.Esses números devem ser considerados aproximadamente pois certamente serão modificados.
























































Uma verdade inconveniente



Esse filme fala sobre o aquecimento global.Dizem que foi devido à catástrofes da natureza que tiveram muitas perdas de vidas e que essas catástrofes estão destruindo a natureza.A camada da atmosfera é muito fina,só que com o passar dos anos ela vai ficando mais grossa,devido a poluição que contribui também para o aquecimento global. Com o passar dos tempos, o dióxido de carbono ,que fica na atmosfera,aumenta cada vez mais,isso aumenta as temperaturas,com isso tendo o aquecimento global. Quanto mais aumenta as temperaturas do oceano,vão ocorrendo mais tempestades,aumenta a água.Quando os raios solares atingem os gelos,90%deles são rebatidos,e quando eles atingem o mar,90% são absorvidos,acelerando o derretimento do gelo.A camada de Ozônio está diminuindo.O dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado muito,daqui a alguns anos podem ter temperaturas muito altas.



Raíssa Manoel Garcia Nº26 8ºLK

Uma verdade inconveniente




Os meios de comunicação social ,falam que em uma determinada parte do mundo ocorreu um sismo,uma cheia ou uma seca que foi responsável por perdas de materiais e vidas.São essas,catástrofes da natureza que ão destruindo nosso Planeta.As grandes cheias da Europa e da América do Norte,as secas de países como a África,são o que mostram o poder da NaturezaForam feitas mediações de dióxido de carbono na atmosfera,e foram observados que com o passar do tempo, os valores de dióxido de carbono aumentavam cada vez mais,isso é causado pelo ser humano.As grandes quantidades de dióxido de carbono enviadas para a atmosfera aumentam a temperatura à face da Terra já que estes gases retêm o calor ,levando ao aquecimento global.O aumento de dióxido de carbono leva a um aumento da temperatura e,uma diminuição do dióxido de carbono leva a uma diminuição da temperatura.A espessura da atmosfera é muito fina só que com o passar do tempo ela vai aumentando.Os raios solares incidem na Terra e são reflectidos raios infravermelhos. Tendo uma maior espessura da camada da atmosfera, esses raios infravermelhos ficam retidos na camada da atmosfera, fazendo mais calor. Por estas razões, há um aquecimento global que tem várias conseqüências como:Degelo das calotes polares, o que leva a uma falta de água doce na população,à subida do nível médio das águas do mar,e à alteração da temperatura da água em todo o planeta.A àgua absorve 90% da radiação e aquece,o gelo reflete 90% da radiação e derrete.Se a camada de Ozono continuar a diminuir à superfície terrestre, poderão chegar a níveis elevados e perigosos da radiação ultravioleta, provocando efeitos negativos nas culturas agrícolas e queimaduras graves em alguns seres vivos.A concentração de dióxido de carbono tem aumentado muito na atmosfera,e a previsão para daqui a 50 anos,é que pode haver uma subida muito drástica em reação ao dióxido,e também podem ter temperaturas elevadíssimas.O nosso planeta está a caminhar para nunca mais haver eras glaciares.





Joyce Dotta Rebustine Nº15 8ºLK

An Inconvenient Truth *Uma verdade inconveniente*

Os continentes atualmente não se movem, mas eles já se moveram, quando se separaram um dos outros. Muitas pessoas pensam, que o aquecimento global, não é um problema, assim deduzindo que a Terra é tão, grande, que é impossível, que por nossa causa, haja um impacto ambiental negativo.A radiação solar, chega na terra, através de ondas de luz, que aquecem a Terra. Parte da radiação que é absorvida e aquece a Terra, é mandada de volta para o espaço na forma de irradiação infra-vermelha. Uma parte dessa irradiação fica presa, em uma parte da camada da atmosfera, isso é bom pois mantém a temperatura da Terra. O problema é que essa camada está, engrossando devido a poluição, do aquecimento global, que chega até ela. Assim a camada fica mais grossa e fica retida, ali mais irradiação infra-vermelha.Em 650 mil, anos o nível de gás carbônico, nunca ficou acima de 300 partes por milhão. Há uma relação: quando há mais dióxido de carbono, a temperatura aumenta, porque ele retém, muito mais o calor do sol; O gás carbônico, está muito acima de todas as mediações, que foram registradas até hoje. Em menos de 50 anos o gás carbônico, irá subir mais ainda. Essa é menos uma questão politica, do que moral, pois se deixarmos isso acontecer será anti-ético.As temperaturas atmosféricas, estão sendo constantes, e estão se intensificando. O ano mais quente de todos foi 2005. O aumento de temperatura, está crescendo em todo o mundo principalmente nos oceanos. Quanto mais quente ficam os oceanos, mais tempestades fortes são causadas. Aconteceram muitos furacões e tornados, nos últimos anos, assim a medida que a temperatura aumenta, a água aumenta, e a velocidade do vento aumenta, assim o conteúdo de umidade aumenta.Um dos efeitos, do aquecimento global, é que ele causa mais precipitações, a maior parte na forma de grandes tempestades. Como a evaporação dos oceanos, manda toda a umidade, lá para cima, quando as condições de tempestades provocam um temporal, ele cai em grande quantidade.O aquecimento global, causa mais enchentes, e mais secas. O aquecimento global, não aumenta apenas as precipitações, no mundo, mais também muda essas precipitações de lugar. O aquecimento global também causa, mais evaporação nos oceanos, isso alimenta as nuvens, sugando a umidade do sol.A Calota Polar do Ártico poderia derreter, rapidamente pois: quando os raios solares atingem o gelo, mais de 90% deles, são rebatidos, para o espaço como um espelho, e quando eles atingem o mar, aberto mais de 90% são absorvidos, então quando as águas a sua volta, ficam mais quentes isso acelera o derretimento do gelo. No momento a Calota Polar do Ártico, tem refletido mais de 90% dos raios solares, ela mantém a Terra mais fria, mais a medida que ela derrete, o mar aberto recebe a energia solar, e mais de 90% são absorvidos, assim havendo um acúmulo, mais rápido de calor no Pólo Norte. Isso prejudica, os ursos polares, pois eles tem que nadar muitos quilômetros para conseguirem encontrar gelo, muitas vezes essas "criaturinhas fofas", acabam morrendo.

Ingrid Carolina Dias 8º Lk nº. 11