sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Biodisel

Biodisel, é um combustível que é utilizado nos carros, caminhões, feito a partir das plantas ( óleos vegetais) ou de animais (gordura animal), ele também pode ser usado em motores do ciclo disel sem necessidade de significantes ou enerosas adaptações.Bem, também é dito que biodisel, é o nome de um combustível alternativo de queima limpa, produzido de recursos domésticos, renováveis, assim não sendo poluente. Agora vejamos será que São Paulo produz biodisel ? Sim! Alguns processos e reações que ajudam na produção do biodisel são: a presença de um catalisador, e a transesterificação.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiesel)

Agora, vamos pensar..o biodisel concerteza, possuí alguma importância!!!
E , é isso que vamos ver agora, a importância econômica e ambiental do biodisel. Comecemos, pela importância ambiental: o Brasil, está investindo no incremento do biodisel, uma mistura de óleo vegetal e álcool anidro, capaz de reduzir consideravelmente os níveis de gases poluentes e de produtos carcionogênicos emitidos pelos veículos automotores, já importância econômica do biodisel é a seguinte: a relevância do biocombustível está relacionada a ser uma fonte alternativa de energia e reduz os impactos ambientais. A sua produção pode gerar renda a pequenos produtores, contribuindo assim com o desenvolvimento da agricultura familiar, obiodisel também gera alternativas de empregos em áreas geográficas menos propícias para outras atividades econômicas e , desta foma, tenta promover a inclusão social.

Outras fontes possíveis, para serem usadas para a fabricação de biodisel são: a soja, a mamona, o babaçu, o girassol e o dendê.

Bom, mais uma vez postamos algo para vocês leitores..Dúvidas ? Nos mandem que responderemos..Complementos ? Nos mandem que postaremos.

Gratos.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O Ciclo do Urânio

Bem, iremos explicar sobre o Urânio, radioatividade, vantagens e desvantagens de usarem esse material, e é óbvio vamos conhecer como ele é composto, e o seu ciclo.

Bom, o combustível gerado para formar energia é o Urânio. O Urânio no seu estado natural, primeiramente é uma formação rochosa, e as pastilhas de Urânio são produzidas, no Brasil. É trabalho dos profissionais da Usina de Angra dos Reis, transformar o Urânio em pastilhas, e as pastilhas em elementos combustiveís, o que vai gerar a energia. Os elementos combustiveís são compostos pelas pastilhas de dióxido de urânio, que depois de prontas vão para a Central Nuclear.

Vamos nos aprofundar mais no assunto, conhecendo agora, como é produzida a energia, primeiro o Urânio que é uma formação rochosa vai ser extraído, depois vão ser criadas as pastilhas, depois vai haver um enriquecimento do Urânio, depois as pastilhas que são super resistentes vão ajustar as suas dimensões, aonde vai haver a fabricação do elemento combustível, que vai ser transportado em direção a Central Nuclear, lá na Central Nuclear, vai haver o bombardeamento, o que vai resultar na reação em cadeia, que vai levar a divisão de núcleos. Com a divisão de núcleos já feita ''vamos agora em direção'', ao reator, depois do reator é a vez do gerador, que vai aquecer outra água, que depois vai condensar, e vai ser resfriada, depois o ciclo se inica de novo.

Vamos concordar ? ... A forma que a energia é , produzida é bem interessante. Porém, não podemos ver somente esse ponto, temos que observar as vantagens e as desvantagens da utilização do Urânio como fonte de energia. Uma das vantagens é que vai haver a produção de uma energia limpa, sem a fabricação de gases poluentes. Porém vamos ao ponto de vista oposto : o da desvantagem..O vasamento da radioatividade, é algo nada seguro, por isso mesmo é que, depois de ''usado'', o Urânio é guardado em constainers, que são lacrados, para não escapar a radioatividade.

Bem, foi novamente um prazer estar aqui, explicando para vocês visitantes do nosso blog, algo novo. Se vocês, tiverem alguma dúvida, nos mandem para, respondermos, ou se vocês, tiverem informações a mais nos mandem que complementaremos as nossas.

Gratos.