terça-feira, 21 de outubro de 2008
1- Cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada. Pense na quantidade de papel que você já jogou fora até hoje e imagine quantas árvores você poderia ter ajudado a preservar.
2- Cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de minério, a bauxita.
3- Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes.
4- Além da economia de energia e matérias-primas, temos menos poluição do ar, da água e do solo.
5- Melhora a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o lixo, dificilmente o joga nas vias públicas.,
http://www.tse.gov.br/downloads/ambiente/html/vantagens_reciclar.html
BENEFÍCIOS DA RECICLAGEM
1- A reciclagem de papel economiza matéria-prima (celulose).
2- A reciclagem de 1 kg de vidro quebrado (cacos) gera 1 kg de vidro novo, economizando 1,3 kg de matérias-primas (minérios).
3- 50 kg de papel reciclado evitam o corte de uma árvore de 7 anos.
4- Cada tonelada de papel reciclado pode substituir o plantio de até 350 m2 de monocultura de eucalipto.
5- A reciclagem contribui para a diminuição do volume de lixo: o Brasil produz atualmente 240 mil toneladas de lixo por dia.
http://www.fazfacil.com.br/materiais/reciclagem.html
Joyce Dotta Rebustine nº15 8ºLK
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
O documentário ''Alerta verde, lixo e reciclagem'', comenta que existem vários materiais que são recolhidos diariamente. Algum de vocês leitores sabem do que o lixo é composto ? O O lixo é composto por tudo aquilo que não nos serve mais, dentre esses ''materiais e resíduos'' estão presentes matérias orgânicas e inorgânicas.
Agora, alguns materiais como por exemplo as baterias de celulares, obrigatoriamente, tem que ser recicladas pois elas podem ser muito tóxicas, já as fezes do porco precisam de oxigênio, pois sem esse gás ela pode degradar o solo e recursos hídricos, quando separamos também o lixo para a reciclagem além do vidro, metal, papel, e plástico temos um reaproveitamento para produzir o potássio.
Existem vários tipo de coletas:
a nuclear : mexe com a radioatividdade, que em contato com o corpo humano pode matar muitas células, por isso são usadas roupas especializadas.
coleta seletiva: separação dos seguintes materiais: papel, metal, vidro e plástico.
E a coleta hospitalar: o lixo deve ser incinerado, pois é contaminado, além do que esse lixo possuí dificil tratamento. Aqui no Brasil a prefeitura é responsável, pela coleta e pelo destino final desse lixo.
Os resíduos quimicos : vão para a incineração. Já os resíduos comuns vão para os aterros sanitários.
As vantagens da reciclagem:
' Economia das matérias primas essenciais.*
' Redução do montante de resíduos não biodegradáveis.*
' Fornecimento de matérias primas secundárias.*
' Economia de energia.*
' Remoção de materiais perigosos.*
' Redução do impacte ambiental causado pela extracção de recursos.*
' Criação de postos de trabalho.*
' Contribuição para um desenvolvimento sustentável.*
' Redução de resíduos a colocar em aterro.*
Benefícios da Reciclagem:
' Economia de energia.*
' Preservação dos recursos naturais.*
' Diminuição da quantidade de lixo a ser aterrado (aumento da vida útil dos aterros e diminuição das despesas com a coleta).*
' Diminuição dos impactos ambientais.*
' Geração de empregos diretos e indiretos.*
' Redução dos custos de matérias-primas industriais.*
' Incentivo às atividades envolvidas com a reciclagem, incluindo a ' Implantação de micro-empresas recicladoras, com conseqüente aumento do nível da mão-de-obra economicamente ativa.*
' Promoção do desenvolvimento de uma consciência ambiental nas populações.*
Ingrid Dias 8 LK. nº. 11
O filme é um documentário que fala sobre a reciclagem de vários materiais que são recolhidos diariamente em 23 caminhões cerca de 69 toneladas . Primeiramente o lixo é formado por tudo aquilo que não nos serve mais.
O lixo é recolhido por funcionários da limpeza publica, os garis que geralmente recolhem o lixo.
Um gari ganha geralmente por mês um salário envolta de 40 reais que pode chegar até cerca de 400 reais por mês .
Existe muitas formas de coleta de lixo.A coleta do lixo nuclear é feita por meio de técnicos especializados (treinados) para lidar com o material perigoso, a radioatividade, esses técnicos usam roupas especiais para isso e certos instrumentos capazes de evitar uma contaminação com esse material perigoso que poderá ser fatal.
Tipos de lixo :
Lixo domiciliar: O mais comum.É o lixo que sai das nossas casas.Ele é o mais,volumoso.
Lixo hospitalar:É o lixo do serviço de saúde,como o próprio nome fala,provém de hospitais ou clínicas médicas.É um lixo muito perigoso pois contém algodão,gaze, compressas,seringas,agulhas,frascos,restos cirúrgicos e outros matérias que tiveram com pessoas doentes.
Lixo industrial:É o lixo formado por resíduos provenientes de algumas industrias.Formado muitas vezes por: metais,madeira,papel,restos vegetais,restos animais,produtos químicos e entre outros.
O lixo que tem mais dificuldade em ser reciclado é o lixo hospitalar.Na maioria das cidades o lixo vai para muito longe, e não nos importamos com ele.No Brasil a Prefeitura é responsável pela coleta e pelo destino final do lixo.
Na maioria das cidades o lixo vai para muito longe, e não nos importamos com ele.No Brasil a Prefeitura é responsável pela coleta e pelo destino final do lixo.
Coleta :
Coleta regular:É encarregada da coleta de lixo domiciliar e comercial e normalmente utiliza caminhões comuns,fechados ou compactadores.
Coleta de alto risco:Realizada em hospitais,clínicas médicas,farmácias e clínicas veterinárias.Geralmente utiliza-se caminhões fechados ou peruas utilitárias,com pessoas treinadas pois é muito grande o risco de contaminação.Esse lixo vai para locais especiais para serem queimados ou esterilizados.Só as cinzas resultante desse processo que podem serem levadas a locais de depósito de lixo comum.
Coleta industrial:Retirada das industrias.As próprias industrias contratam empresas especializadas que, para esse processo utilizam carros-caixas ou caminhões compactadores.Os resíduos não-tóxicos podem ser levados aos lixões ou aterros sanitários,mantidos no município Já os resíduos tóxicos devem ser levados para os aterros industriais,longe de habitação humana,rios,córregos ou nascentes e a distância segura dos depósitos subterrâneos de água.
Coleta do lixo nuclear:Coleta de altíssimo risco.Acontece em locais que utilizam matériais radioativos.Tanto a coleta quanto ao destino desse material estão a cargo da prefeitura, mais de Comissão Especiais de Energia Nuclear.Essa coleta é feita por técnicos especialmente treinados para lidar com material radioativo,que usam roupas e acessórios especiais para evitar a contaminação.
Coleta seletiva:Lixo previamente separado nas próprias resídencias onde é gerado.É o lixo que de alguma forma será reciclado,aproveitado e cujo destino final são industrias e oficinas de arte ou artesão.Infelizmente ela é muito pouco realizada.Muitas pessoas se dedicam para que exista a coleta seletiva um exemplo dessas pessoas são os catadores que usam carrinhos de mão,carroças puxadas por animais ou até mesmo os veículos motorizados.O material coletado é vendido a indústrias que os reciclam.
Todo o lixo coletado vai para seu destino final que são os lixões,aterros controlados,aterros sanitários,incineração,compostagem e reciclagem.A forma mais barata e ainda a mais usada é o lixão que é um tipo de um depósito ao céu aberto,só que apresenta vários problemas ambientais, sanitários e sociais.Muitas pessoas tiram o sustento da catação nesses locais vivendo em situações desumanas.Ali é comum a presença de ratos,baratas,urubu,moscas, pedaços de vidro,plástico e pneus.Os animais que ali proliferam são responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças como malária,desinteri,a dengue,febre amarela,salmonelose entre outras.A matéria orgânica exposta ali gera mau cheiro e chorume que podem,contaminar a água.Muitos desses materiais depositados ali podem ser levados pela chuva ou pelo vento e obstruir rios gerando inúmeras enchentes.
Benefícios da Reciclagem:
-Benefícios Ambientais Advindos da Reciclagem economia de energia preservação dos recursos naturais.
-Diminuição da quantidade de lixo a ser aterrado (aumento da vida útil dos aterros e diminuição das despesas com a coleta).
-Diminuição dos impactos ambientais.
-Geração de empregos diretos e indiretos redução dos custos de matérias-primas industriais.
-Incentivo às atividades envolvidas com a reciclagem, incluindo a implantação de micro-empresas recicladoras, com consequente aumento do nível da mão-de-obra economicamente ativa.
-Promoção do desenvolvimento de uma consciência ambiental nas populações .
(http://www.fec.unicamp.br/~crsfec/beneficios_ambientais.html)
Vantagens de Reciclar:
-Economia de energia e matérias-primas.
-Menos poluição do ar, da água e do solo.
-Melhora na limpeza da cidade
-Gera empregos e renda pela comercialização dos recicláveis.
- Dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram.
(http://www.hypelandia.com/2008/04/o-que-reciclagem-vantagens-smbolos-como.html)
Algumas informações foram retiradas do livro;''Lixo O Problema de cada dia"
Postagem realizada por:Raíssa Manoel Garcia N°26 8°LK
Alerta verde -Lixo e reciclagem
A bateria de celular têm que ser reciclada por ser muito tóxica.
As fezes do porco precisam de oxigênio,pois sem oxigênio,podem degradar o solo e recursos hídricos.
Quando você separa o líquido do sólido,ele pode ter reaproveitamento para fazer o potássio.
O tipo de lixo que tem difícil tartamento são os de hospitais.
O resíduo químico vai para incineração.
O resíduo comum vai para aterros sanitários.
O lixo nuclear brasileiro é produzido em Angra dos Reis.Só existem duas usinas aqui no Brasil,e as duas são em Angra dos Reis.
O material radioativo pode destruir células.
O lençol frático não atinge a superfície, pois ele está uns 4 ou 5 metros abaixo da superfície.
Joyce Dotta Rebustine nº15 8ºLK
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Usina Termelétrica
Definição
É um instalação que produz energia elétrica através da queima de carvão, óleo combustível ou gás natural em uma caldeira projetada para esta finalidade específica.
Funcionamento
O funcionamento ocorre assim: o combustível é armazenado em parques ou depósitos, de onde é enviado para a usina, onde será queimado na caldeira. A caldeira gera vapor através da água que circula por uma extensa rede de tubos que revestem suas paredes. A função do vapor é movimentar as pás de uma turbina, cujo rotor gira juntamente com o eixo de um gerador que produz a energia elétrica.
Essa energia é transportada por linhas de alta tensão aos centros de consumo. O vapor é resfriado em um condensador e convertido outra vez em água, que volta aos tubos da caldeira, dando início a um novo ciclo.
A água em circulação que esfria o condensador expulsa o calor extraído da atmosfera pelas torres de refrigeração, grandes estruturas que identificam essas centrais. Uma parte do calor extraído passa para um rio próximo ou para o mar. A energia assim gerada é levada através de cabos ou barras condutoras, dos terminais do gerador até o transformador elevador, onde tem sua tensão elevada para adequada condução, através de linhas de transmissão, até os centros de consumo.
Daí, através de transformadores abaixadores, a energia tem sua tensão levada a níveis adequados para utilização pelos consumidores.
Vantagens
A principal vantagem das termelétricas é poderem ser construídas onde são mais necessárias, economizando assim o custo das linhas de transmissão. Além, do que o gás natural pode ser usado como matéria-prima para gerar calor, eletricidade e força motriz, nas indústrias siderúrgica, química, petroquímica e de fertilizantes, com a vantagem de ser menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo e o carvão.
Desvantagens
Já uma desvantagem, é o alto preço do combustível que acaba se tornando um fato desfavorável.
Usina hidrelétrica
Definição
É um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através de aproveitamento do potencial hidráulico existente num rio.
Funcionamento:
A água que foi captada no lago formado pela barragem é levada até a casa de força através de canais, túneis ou condutos metálicos. Após passar pela turbina hidráulica, na casa de força, a água é restituída ao leito natural do rio, através do canal de fuga.
A energia gerada é levada através de cabos ou barras condutoras, dos terminais do gerador até o transformador elevador, onde tem sua tensão elevada para adequada condução, através de linhas de transmissão, até os centros de consumo. Então, através de transformadores abaixadores, a energia tem sua tensão levada a níveis adequados para utilização pelos consumidores.
Vantagens
Uma das maiores vantagens das usinas hidrelétrica é a transformação limpa do recurso energético natural. Não há resíduos poluentes e há baixo custo da geração de energia, já que o principal insumo energético, a água do rio, está inserida à usina.Além da geração de energia elétrica, o aproveitamento hidrelétrico proporciona outros usos tais como irrigação, navegação e amortecimentos de cheias.
Desvantagens
Pode levas a mudanças climáticas e com o alagamento, ocorre prejuízo na fauna e na flora e também alguns habitantes da região têm de se mudar para outras localidades. O apodrecimento das árvores pode ocasionar a morte dos peixes.
Sites:
http://www.geocities.com/Eureka/Account/4931/hidreletrica.html
Ingrid Carolina Dias nº. 11 8º LK
Uma usina termelétrica é um conjunto de obras e equipamentos cujo o objetivo é a produção de energia elétrica , atráves de três etapas.Nas usinas térmicas convencionais, a primeira etapa consiste na queima de um combustível fóssil, como carvão, óleo ou gás, transformando a água em vapor com o calor gerado na caldeira.A segunda consiste na utilização deste vapor, em alta pressão, para girar a turbina, que por sua vez, aciona o gerador elétrico. Na terceira etapa, o vapor é condensado, transferindo o resíduo de sua energia térmica para um circuito independente de refrigeração, retornando a água à caldeira, completando o ciclo.(
http://www.cei.santacruz.g12.br/~energia/energiatermoeletrica.htm)
Vantagens:
A maior vantagem de uma usina Termoelétrica é que ela pode ser construída próximo ou junto aos locais de consumo, o que implica grande economia nos custos de implantação das redes de transmissão. O gás natural pode ser usado como matéria-prima para gerar calor, eletricidade e força motriz, nas indústrias siderúrgicas, químicas, petroquímicas e de fertilizantes, com a vantagem de ser menos poluente, facilidade de transporte e manuseio, vetor de atração de investimentos e segurança. O carvão mineral, também utilizado como matéria-prima, está presente nas boas jazidas, com fácil extração, combustível de custo moderado por ser cotado em moeda nacional e questões ambientais equacionadas.(http://energiatermoeletrica.blogspot.com/2007/07/usinas-termoeltricas-desvantagens.html)
Desvantagens:
Tem como maior desvantagem os elevados gastos com o consumo de combustíveis e sua manutenção. Além disso, dependendo do combustível, há os impactos ambientais como : poluição do ar, aquecimento das águas, o impacto da construção de estradas para o abastecimento de combustível da Usina, agravamento do efeito estufa, chuva ácida, entre outros. Os gases poluentes emitidos agora para a atmosfera demorarão 150 anos para se dissipar. Além de todo esse dano, a termoelétrica ainda tem capacidade de causar outros enormes prejuízos ao ambiente. Uma termoelétrica necessita de enormes volumes de água para a refrigeração de seus equipamentos e por causa disso ela sempre é instalada perto de grandes mananciais, como rios e lagos.( http://energiatermoeletrica.blogspot.com/2007/07/usinas-termoeltricas-desvantagens.html.blogspot.com/2007/07/usinas-termoeltricas-desvantagens.html)
Como funciona :
Chamam-se Termo-Elétricas por que são constituídas de 2 partes, uma térmica onde se produz muito vapor a altíssima pressão e outra elétrica onde se produz a eletricidade.
1° A energia Elétrica é produzida por um gerador.
2°O gerador tem um tipo de eixo que é movido pela turbina.
3° A turbina é movimentada por um Jato a vapor sobre pressão.Depois do uso,o vapor é jogado para fora da atmosfera.
4° Ele (o vapor) é produzido por uma caldeira.
5° A caldeira é aquecida com a queima de combustível.A queima do oléo vai poluir o meio ambiente.
Usinas hidroelétricas:
Uma usina hidrelétrica é um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.
Vantagens:
Ocorre a transformação do recurso natural energético
Desvantagens:
Pode efetuar a morte de peixes,causar muitos alagamentos e causar danos a nossa fauna e flora.
Produção :
A água represada possui energia potencial gravitacional que se converte em energia cinética. Essa energia cinética é transferida às turbinas, que movimentam o gerador; e o gerador, por sua vez, converte essa energia cinética em energia elétrica a qual será enviada através de condutores ao seu destino. Itaipu atualmente é a maior produtora de energia elétrica. Após sua "produção", a energia elétrica passa por transformadores que preparam-na para ser transmitida. Durante a transmissão, parte dessa energia é "perdida" sob a forma de calor que aquece a linha de transmissão. Para chegar ao usuário final, a energia elétrica passa novamente por transformadores que a preparam para ser usada. Finalmente ao chegar ao usuário ele pode transformá-la em outras formas de energia, como por exemplo energia sonora, ao ligar um aparelho de som, ou transformá-la em energia luminosa, quando acendemos uma lâmpada, ou mesmo deixamos alguns aparelhos no modo standby. Observe que não é tão fácil a produção de energia elétrica, além do que demanda muito trabalho e consumo de água represada.
(http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia2000/turmaA/grupo6/usina_hidroeletrica.htm)
Postado por : Raíssa Manoel Garcia N°26 8°LK
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
Uma usisa hidrelétrica é um conjunto de obras e equipamentos que tem a finalidade de gerar energia elétrica,através de aproveitamento do potencial hidráulico existente num rio.
Desvantagens
Pode ocasionar mudanças climáticas e com o alagamento, ocorre prejuízo na fauna e na flora e também alguns habitantes da região têm de se mudar para outras localidades. O apodrecimento das árvores pode ocasionar a morte dos peixes.
Vantagens
A maior vantagem das usinas hidrelétrica é a transformação limpa do recurso energético natural. Não há resíduos poluentes e há baixo custo da geração de energia, já que o principal insumo energético, a água do rio, está inserida à usina.
Como funciona:
A água captada no lago formado pela barragem é conduzida até a casa de força através de canais, túneis e/ou condutos metálicos. Após passar pela turbina hidráulica, na casa de força, a água é restituída ao leito natural do rio, através do canal de fuga.
A energia gerada é levada através de cabos ou barras condutoras, dos terminais do gerador até o transformador elevador, onde tem sua tensão ( voltagem ) elevada para adequada condução, através de linhas de transmissão, até os centros de consumo. Daí, através de transformadores abaixadores, a energia tem sua tensão levada a níveis adequados para utilização pelos consumidores.
http://www.geocities.com/Eureka/Account/4931/hidreletrica.html
Usina termoelétrica
É uma instalação que produz energia elétrica a partir da queima de carvão, óleo combustível ou gás natural em uma caldeira projetada para esta finalidade específica.
Vantagens
A principal vantagem é poderem ser construídas onde são mais necessárias, economizando assim o custo das linhas de transmissão. E essas usinas podem ser encontradas na Europa e em alguns estados do Brasil.
O gás natural pode ser usado como matéria-prima para gerar calor, eletricidade e força motriz, nas indústrias siderúrgica, química, petroquímica e de fertilizantes, com a vantagem de ser menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo e o carvão.
Desvantagens
O alto preço do combustível é um fato desfavorável. Dependendo do combustível, os impactos ambientais, como poluição do ar, aquecimento das águas, o impacto da construção de estradas para levar o combustível até a usina, etc.
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./energia/index.html&conteudo=./energia/termeletrica.html
Como funciona:
A potência mecânica obtida pela passagem do vapor através da turbina , que faz com que gire e no gerador ,que também gira acoplado mecanicamente à turbina ,é que transforma a potência mecânica em potência elétrica. A energia assim gerada é levada através de cabos ou barras condutoras, dos terminais do gerador até o transformador elevador, onde tem sua tensão elevada para adequada condução, através de linhas de transmissão, até os centros de consumo. Daí, através de transformadores abaixadores, a energia tem sua tensão levada a níveis adequados para utilização pelos consumidores.
http://www.cei.santacruz.g12.br/~energia/energiatermoeletrica.htm
Joyce Dotta Rebustine nº15 8ºLK
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
2-O Gerador possui um eixo que é movido por uma enorme hélice.3
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
A energia elétrica,através de turbinas eólicas é uma alternativa não poluente.
O crescimento de energia eólica no Brasil tem que se dar na capacidade instalada,no desenvolvimento científico e tecnológico.
Para a enegia eólica ter sucesso no país tem que somar alguns recursos:
O recurso eólico de qualidade.O potencial eólico principalmente se encontra nas regiões Nordeste e Sul.Também são necessárias políticas de incentivo às fontes renováveis e planejamento de longo prazo para o setor.
Seria necessário também o desenvolvimento científico e tecnológico.
O crescimento da energia eólica no Brasil requer futuros parques eólicos,junto com um desenvolvimento industrial.
Em Porto Alegre,o Centro tecnológico da Puc instalou a primeira turbina eólica de pequeno porte no Brasil,em um prédio de área urbana e conectada na rede elétrica.
O maior potencial eólico,na região Nordeste,ocorre durante o período de menor disponibilidade hídrica.
A capacidade instalada para a geração de energia eólica vem crescendo mais nos últimos anos principalmente na Alemanha,EUA,Dinamarca e Espanha.
Funcionamento de uma usina eólica
As Usinas Eólicas aproveitam a força da velocidade dos ventos para gerar eletricidade.
São grandes hélices (como cataventos gigantes) instaladas em altas torres ou em locais altos. Esses locais devem ser privilegiados do ponto de vista de ventos.
É necessário que haja vento, de preferência fortes, o tempo todo.
No dia em que não tiver vento não será possível a geração de energia elétrica.
A grande vantagem da usina eólica é que não existe nenhum tipo de poluição.
Chamam-se eólicas porque são acionadas pela energia do vento.
1-A Energia Elétrica é produzida por um Gerador, na Casa de Força.
2-O Gerador possui um eixo que é movido por uma enorme hélice.
3-A Hélice é movida pela velocidade do vento.
http://www.ebanataw.com.br/roberto/energia/ener12.htm
Joyce Dotta Rebustine Nº15 8ºLk
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
A geração de energia elétrica através de turbinas eólicas representa uma alternativa não poluente, capaz de atender desde os grandes centros urbanos até pequenas povoações isoladas.
De acordo Aneel,pequenas centrais podem suprir localidades distantes das redes,contribuindo para a universalização do serviço.
A energia eólica no Brasil é fundamental para o desenvolvimento e tecnológico.Possuir uma politica industrial que insentiva é fundamental.
Para a energia eólica ter sucesso em nosso pais e crescer, é preciso ter alguns recursos especiais. Começando pelo "recurso eólico de qualidade" e parques eólicos, junto com desenvolvimento industrial para a fabricação de aerogeradores com baixos custos.
Atualmente no Brasil, a energia eólica é muito pequena, mas a situação mudaria se houvesse incentivos fiscais regentes que poderão despertar o interesse de empreendedores.
Em países como Dinamarca, Alemanha e Espanha, 18%, 25% e 23% respectivamente, o consumo de electricidade é gerada pela energia do vento.
Como funciona a energia eólica ?
(http://planetasustentavel.abril.uol.com.br/)
Feito por: Raíssa Manoel N°26 8°LK
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
O Aterro
Um aterro,deve estar aberto e acessível todos os dias.Perto da entrada do local há um centro de reciclagem onde os moradores deixam materiais recicláveis.Isso ajuda a reduzir a quantidade de lixo no aterro.Ao lado do local, há estações de despejo para materiais indesejáveis ou proibidos legalmente. Uma estação de despejo para diferentes materiais é utilizada para pneus, óleo de motor, chumbo, baterias e drywall.
Há uma estação de despejo para resíduos domésticos perigosos como produtos químicos (tintas, pesticidas e outros) que são proibidos no aterro. Esses produtos químicos são descartados por empresas privadas. Algumas tintas podem ser recicladas e alguns produtos químicos orgânicos podem ser queimados em incineradores ou usinas.
Outras estruturas ao lado do aterro são as áreas que fornecem o solo para o aterro, o tanque coletor de escoamento, os tanques coletores de lixívia e a estação de metano.
Aterros são estruturas complexas que, quando projetados e administrados de maneira correta, têm uma importante função. No futuro, novas tecnologias chamadas de bioreagentes serão utilizadas para acelerar a decomposição do lixo nos aterros e produzir mais metano.
Vantagens
Os Aterros Sanitários são uma solução muito mais vantajosa do que as antigas lixeiras.
Um Aterro Sanitário permite uma deposição correcta dos resíduos sólidos urbanos (lixo)
e tem uma grande capacidade de recepção de resíduos. A maior vantagem dos Aterros
Sanitários prende-se com a redução dos riscos de poluíção ambiental manifestando-se
assim um bom método /solução para a degradação dos resíduos produzidos pelo
homem.
Para além desta vantagem os Aterros Sanitários são o que de melhor poderia acontecer à
sociedade actual em termos de soluções ambientais, porque evitam a transmissões de
Doenças não contaminando as águas, protegem o solo e ar e diminui os riscos de
incêndio.
Possibilitam também uma deposição segura de substâncias dificilmente biodegradáveis.
O Aterro Sanitário fomenta o emprego e protege a qualidade de vida das gerações
futuras.
http://folhaverde.wordpress.com/2007/08/28/como-funcionam-os-aterros-sanitarios/
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Biodisel, é um combustível que é utilizado nos carros, caminhões, feito a partir das plantas ( óleos vegetais) ou de animais (gordura animal), ele também pode ser usado em motores do ciclo disel sem necessidade de significantes ou enerosas adaptações.Bem, também é dito que biodisel, é o nome de um combustível alternativo de queima limpa, produzido de recursos domésticos, renováveis, assim não sendo poluente. Agora vejamos será que São Paulo produz biodisel ? Sim! Alguns processos e reações que ajudam na produção do biodisel são: a presença de um catalisador, e a transesterificação.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiesel)
Agora, vamos pensar..o biodisel concerteza, possuí alguma importância!!!
E , é isso que vamos ver agora, a importância econômica e ambiental do biodisel. Comecemos, pela importância ambiental: o Brasil, está investindo no incremento do biodisel, uma mistura de óleo vegetal e álcool anidro, capaz de reduzir consideravelmente os níveis de gases poluentes e de produtos carcionogênicos emitidos pelos veículos automotores, já importância econômica do biodisel é a seguinte: a relevância do biocombustível está relacionada a ser uma fonte alternativa de energia e reduz os impactos ambientais. A sua produção pode gerar renda a pequenos produtores, contribuindo assim com o desenvolvimento da agricultura familiar, obiodisel também gera alternativas de empregos em áreas geográficas menos propícias para outras atividades econômicas e , desta foma, tenta promover a inclusão social.
Outras fontes possíveis, para serem usadas para a fabricação de biodisel são: a soja, a mamona, o babaçu, o girassol e o dendê.
Bom, mais uma vez postamos algo para vocês leitores..Dúvidas ? Nos mandem que responderemos..Complementos ? Nos mandem que postaremos.
Gratos.
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Bem, iremos explicar sobre o Urânio, radioatividade, vantagens e desvantagens de usarem esse material, e é óbvio vamos conhecer como ele é composto, e o seu ciclo.
Bom, o combustível gerado para formar energia é o Urânio. O Urânio no seu estado natural, primeiramente é uma formação rochosa, e as pastilhas de Urânio são produzidas, no Brasil. É trabalho dos profissionais da Usina de Angra dos Reis, transformar o Urânio em pastilhas, e as pastilhas em elementos combustiveís, o que vai gerar a energia. Os elementos combustiveís são compostos pelas pastilhas de dióxido de urânio, que depois de prontas vão para a Central Nuclear.
Vamos nos aprofundar mais no assunto, conhecendo agora, como é produzida a energia, primeiro o Urânio que é uma formação rochosa vai ser extraído, depois vão ser criadas as pastilhas, depois vai haver um enriquecimento do Urânio, depois as pastilhas que são super resistentes vão ajustar as suas dimensões, aonde vai haver a fabricação do elemento combustível, que vai ser transportado em direção a Central Nuclear, lá na Central Nuclear, vai haver o bombardeamento, o que vai resultar na reação em cadeia, que vai levar a divisão de núcleos. Com a divisão de núcleos já feita ''vamos agora em direção'', ao reator, depois do reator é a vez do gerador, que vai aquecer outra água, que depois vai condensar, e vai ser resfriada, depois o ciclo se inica de novo.
Vamos concordar ? ... A forma que a energia é , produzida é bem interessante. Porém, não podemos ver somente esse ponto, temos que observar as vantagens e as desvantagens da utilização do Urânio como fonte de energia. Uma das vantagens é que vai haver a produção de uma energia limpa, sem a fabricação de gases poluentes. Porém vamos ao ponto de vista oposto : o da desvantagem..O vasamento da radioatividade, é algo nada seguro, por isso mesmo é que, depois de ''usado'', o Urânio é guardado em constainers, que são lacrados, para não escapar a radioatividade.
Bem, foi novamente um prazer estar aqui, explicando para vocês visitantes do nosso blog, algo novo. Se vocês, tiverem alguma dúvida, nos mandem para, respondermos, ou se vocês, tiverem informações a mais nos mandem que complementaremos as nossas.
Gratos.
segunda-feira, 16 de junho de 2008
A floresta Amazônica, é uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fechada). Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. O solo é rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região. Outra característica importante da floresta amazônica é o perfeito equilíbrio do ecossistema. Tudo que ela produz é aproveitado de forma eficiente. A grande quantidade de chuvas na região também colabora para o seu perfeito desenvolvimento. Como as árvores crescem muito juntas uma das outras, as espécies de vegetação rasteira estão presentes em pouca quantidade na floresta. Isto ocorre, pois com a chegada de poucos raios solares ao solo, este tipo de vegetação não consegue se desenvolver. A grande maioria das espécies desta floresta vive nas árvores e são de pequeno e médio porte. Podemos citar como exemplos de animais típicos da floresta amazônica: macacos, cobras, marsupiais, tucanos, pica-paus, roedores, morcegos entre outros.
Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório. Madeiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja). Estes dois problemas são os que mais preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco toda a vida da floresta. Outro problema é a biopirataria na Floresta Amazônica, que é quando cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais. Levam estas pesquisas para seus países, pesquisam e desenvolvem substâncias, registrando patente e depois lucrando com isso. O grande problema é que o Brasil teria que pagar, futuramente, para utilizar substâncias cujas matérias-primas são originárias do nosso território. Com a descoberta de ouro na região (principalmente no estado do Pará), muitos rios estão sendo contaminados. Os garimpeiros usam o mercúrio no garimpo, substância que está contaminando os rios e peixes da região. Índios que habitam a floresta amazônica também sofrem com a extração de ouro na região, pois a água dos rios e os peixes são importantes para a sobrevivência das tribos indígenas.
BubbleShare: Share photos - Powered by BubbleShare
Foram-se identificados 104 sistemas de paisagem, tendo um alta biodiversidade e complexidade de ecossistema. A biodiversidade vai se tornando mais valorizada como fonte de informações.A diversidade de árvores na Amazônia varia de 40 e 300 espécies diferentes por hectare.A Amazônia possui 3.650.000 Km² de floresta contínuas.
Florestas de Igapó : solos que permanecem alagados durante um seis meses, em áreas próximas aos rios. As árvores atingem ate 40 metros de altura, é muito difícil perder as folhas geralmente largas para captar a luz solar.As folhas da vitória – régia aparecem nas águas. Ocorrem associadas aos rios de agua branca.
Florestas de Vargas : árvore de grande porte e são muito parecidos com a de Igapó. A Vargas apresenta um maior numero de espécie .Ocorrem associados aos rios de agua preta.
Floresta de terra Firme : grande porte, de 30 a 60 meros de altura. O dossel é bastante fechado e contínua no interior da mata bastante úmida e escuro, por causa do dossel, isso só esta presente nas terras altas da Amazônia.
Campinaranas ou Catinga do Rio Negro: presença de árvore mais baixas, troncos finos e espaçados. Ficam em áreas brancas,lavadas e pobres do rio Negro.
A principal explicação para a grande variedade na Amazônia é a terra do refugio. Nos últimos 100.000anos, o planeta sofreu varias fases de seca ferozes.Desta forma as matas se expandiram- se e depois reduziram-se nos períodos de seca prolongadas cada núcleo da floresta ficava isolada da outra.
Os invertebrados constituem mais de 95% das especies dos existentes e distribuem- se entre 20 a 30 filhos. Um total de 163 registros, de espécie de anfíbios foi encontrado para a Amazônia Brasileira .Isso equivale aproximadamente 4% das 4.000 espécies que se pressupõem, existe no mundo e 27% das 600, estimadas para o Brasil. O número total de espécies de répteis, no mundo é estimado em 6.000 sendo 465 espécies identificadas no Brasil. Das 550 espécies de répteis registrado na bacia Amazônica 62% são indêmicos.As aves continuem um dos grupos mais bem estudados entre os vertebrados, com o numero de espécies estimado em 9.700 no mundo , sendo que deste total 1.677 estão representados no Brasil. Na Amazônica, há cerca de 1.000 araras.O número total de espécies de mamíferos existentes no mundo é estimada em 4.650, com 502 representantes no Brasil.Esses números devem ser considerados aproximadamente pois certamente serão modificados.
Esse filme fala sobre o aquecimento global.Dizem que foi devido à catástrofes da natureza que tiveram muitas perdas de vidas e que essas catástrofes estão destruindo a natureza.A camada da atmosfera é muito fina,só que com o passar dos anos ela vai ficando mais grossa,devido a poluição que contribui também para o aquecimento global. Com o passar dos tempos, o dióxido de carbono ,que fica na atmosfera,aumenta cada vez mais,isso aumenta as temperaturas,com isso tendo o aquecimento global. Quanto mais aumenta as temperaturas do oceano,vão ocorrendo mais tempestades,aumenta a água.Quando os raios solares atingem os gelos,90%deles são rebatidos,e quando eles atingem o mar,90% são absorvidos,acelerando o derretimento do gelo.A camada de Ozônio está diminuindo.O dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado muito,daqui a alguns anos podem ter temperaturas muito altas.
Raíssa Manoel Garcia Nº26 8ºLK