quarta-feira, 24 de setembro de 2008



Usina Termelétrica



Definição



É um instalação que produz energia elétrica através da queima de carvão, óleo combustível ou gás natural em uma caldeira projetada para esta finalidade específica.






Funcionamento



O funcionamento ocorre assim: o combustível é armazenado em parques ou depósitos, de onde é enviado para a usina, onde será queimado na caldeira. A caldeira gera vapor através da água que circula por uma extensa rede de tubos que revestem suas paredes. A função do vapor é movimentar as pás de uma turbina, cujo rotor gira juntamente com o eixo de um gerador que produz a energia elétrica.
Essa energia é transportada por linhas de alta tensão aos centros de consumo. O vapor é resfriado em um condensador e convertido outra vez em água, que volta aos tubos da caldeira, dando início a um novo ciclo.
A água em circulação que esfria o condensador expulsa o calor extraído da atmosfera pelas torres de refrigeração, grandes estruturas que identificam essas centrais. Uma parte do calor extraído passa para um rio próximo ou para o mar.
A energia assim gerada é levada através de cabos ou barras condutoras, dos terminais do gerador até o transformador elevador, onde tem sua tensão elevada para adequada condução, através de linhas de transmissão, até os centros de consumo.
Daí, através de transformadores abaixadores, a energia tem sua tensão levada a níveis adequados para utilização pelos consumidores.


Vantagens



A principal vantagem das termelétricas é poderem ser construídas onde são mais necessárias, economizando assim o custo das linhas de transmissão. Além, do que o gás natural pode ser usado como matéria-prima para gerar calor, eletricidade e força motriz, nas indústrias siderúrgica, química, petroquímica e de fertilizantes, com a vantagem de ser menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo e o carvão.



Desvantagens



Já uma desvantagem, é o alto preço do combustível que acaba se tornando um fato desfavorável.





Usina hidrelétrica


Definição



É um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através de aproveitamento do potencial hidráulico existente num rio.



Funcionamento:



A água que foi captada no lago formado pela barragem é levada até a casa de força através de canais, túneis ou condutos metálicos. Após passar pela turbina hidráulica, na casa de força, a água é restituída ao leito natural do rio, através do canal de fuga.
A energia gerada é levada através de cabos ou barras condutoras, dos terminais do gerador até o transformador elevador, onde tem sua tensão elevada para adequada condução, através de linhas de transmissão, até os centros de consumo. Então, através de transformadores abaixadores, a energia tem sua tensão levada a níveis adequados para utilização pelos consumidores.



Vantagens



Uma das maiores vantagens das usinas hidrelétrica é a transformação limpa do recurso energético natural. Não há resíduos poluentes e há baixo custo da geração de energia, já que o principal insumo energético, a água do rio, está inserida à usina.Além da geração de energia elétrica, o aproveitamento hidrelétrico proporciona outros usos tais como irrigação, navegação e amortecimentos de cheias.



Desvantagens



Pode levas a mudanças climáticas e com o alagamento, ocorre prejuízo na fauna e na flora e também alguns habitantes da região têm de se mudar para outras localidades. O apodrecimento das árvores pode ocasionar a morte dos peixes.



Sites:

http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./energia/index.html&conteudo=./energia/termeletrica.html



http://www.geocities.com/Eureka/Account/4931/hidreletrica.html


Ingrid Carolina Dias nº. 11 8º LK











Usina Termoelétrica:

Uma usina termelétrica é um conjunto de obras e equipamentos cujo o objetivo é a produção de energia elétrica , atráves de três etapas.Nas usinas térmicas convencionais, a primeira etapa consiste na queima de um combustível fóssil, como carvão, óleo ou gás, transformando a água em vapor com o calor gerado na caldeira.A segunda consiste na utilização deste vapor, em alta pressão, para girar a turbina, que por sua vez, aciona o gerador elétrico. Na terceira etapa, o vapor é condensado, transferindo o resíduo de sua energia térmica para um circuito independente de refrigeração, retornando a água à caldeira, completando o ciclo.(
http://www.cei.santacruz.g12.br/~energia/energiatermoeletrica.htm)

Vantagens:
A maior vantagem de uma usina Termoelétrica é que ela pode ser construída próximo ou junto aos locais de consumo, o que implica grande economia nos custos de implantação das redes de transmissão. O gás natural pode ser usado como matéria-prima para gerar calor, eletricidade e força motriz, nas indústrias siderúrgicas, químicas, petroquímicas e de fertilizantes, com a vantagem de ser menos poluente, facilidade de transporte e manuseio, vetor de atração de investimentos e segurança. O carvão mineral, também utilizado como matéria-prima, está presente nas boas jazidas, com fácil extração, combustível de custo moderado por ser cotado em moeda nacional e questões ambientais equacionadas.(http://energiatermoeletrica.blogspot.com/2007/07/usinas-termoeltricas-desvantagens.html)

Desvantagens:
Tem como maior desvantagem os elevados gastos com o consumo de combustíveis e sua manutenção. Além disso, dependendo do combustível, há os impactos ambientais como : poluição do ar, aquecimento das águas, o impacto da construção de estradas para o abastecimento de combustível da Usina, agravamento do efeito estufa, chuva ácida, entre outros. Os gases poluentes emitidos agora para a atmosfera demorarão 150 anos para se dissipar. Além de todo esse dano, a termoelétrica ainda tem capacidade de causar outros enormes prejuízos ao ambiente. Uma termoelétrica necessita de enormes volumes de água para a refrigeração de seus equipamentos e por causa disso ela sempre é instalada perto de grandes mananciais, como rios e lagos.( http://energiatermoeletrica.blogspot.com/2007/07/usinas-termoeltricas-desvantagens.html.blogspot.com/2007/07/usinas-termoeltricas-desvantagens.html)
Como funciona :

Chamam-se Termo-Elétricas por que são constituídas de 2 partes, uma térmica onde se produz muito vapor a altíssima pressão e outra elétrica onde se produz a eletricidade.

1° A energia Elétrica é produzida por um gerador.

2°O gerador tem um tipo de eixo que é movido pela turbina.
3° A turbina é movimentada por um Jato a vapor sobre pressão.Depois do uso,o vapor é jogado para fora da atmosfera.
4° Ele (o vapor) é produzido por uma caldeira.
5° A caldeira é aquecida com a queima de combustível.A queima do oléo vai poluir o meio ambiente.

Usinas hidroelétricas:

Uma usina hidrelétrica é um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.






Vantagens:



Ocorre a transformação do recurso natural energético



Desvantagens:



Pode efetuar a morte de peixes,causar muitos alagamentos e causar danos a nossa fauna e flora.



Produção :



A água represada possui energia potencial gravitacional que se converte em energia cinética. Essa energia cinética é transferida às turbinas, que movimentam o gerador; e o gerador, por sua vez, converte essa energia cinética em energia elétrica a qual será enviada através de condutores ao seu destino. Itaipu atualmente é a maior produtora de energia elétrica. Após sua "produção", a energia elétrica passa por transformadores que preparam-na para ser transmitida. Durante a transmissão, parte dessa energia é "perdida" sob a forma de calor que aquece a linha de transmissão. Para chegar ao usuário final, a energia elétrica passa novamente por transformadores que a preparam para ser usada. Finalmente ao chegar ao usuário ele pode transformá-la em outras formas de energia, como por exemplo energia sonora, ao ligar um aparelho de som, ou transformá-la em energia luminosa, quando acendemos uma lâmpada, ou mesmo deixamos alguns aparelhos no modo standby. Observe que não é tão fácil a produção de energia elétrica, além do que demanda muito trabalho e consumo de água represada.
























(http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia2000/turmaA/grupo6/usina_hidroeletrica.htm)






Postado por : Raíssa Manoel Garcia N°26 8°LK



















sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Usina Hidrelétrica

Uma usisa hidrelétrica é um conjunto de obras e equipamentos que tem a finalidade de gerar energia elétrica,através de aproveitamento do potencial hidráulico existente num rio.

Desvantagens
Pode ocasionar mudanças climáticas e com o alagamento, ocorre prejuízo na fauna e na flora e também alguns habitantes da região têm de se mudar para outras localidades. O apodrecimento das árvores pode ocasionar a morte dos peixes.

Vantagens
A maior vantagem das usinas hidrelétrica é a transformação limpa do recurso energético natural. Não há resíduos poluentes e há baixo custo da geração de energia, já que o principal insumo energético, a água do rio, está inserida à usina.

Como funciona:
A água captada no lago formado pela barragem é conduzida até a casa de força através de canais, túneis e/ou condutos metálicos. Após passar pela turbina hidráulica, na casa de força, a água é restituída ao leito natural do rio, através do canal de fuga.
A energia gerada é levada através de cabos ou barras condutoras, dos terminais do gerador até o transformador elevador, onde tem sua tensão ( voltagem ) elevada para adequada condução, através de linhas de transmissão, até os centros de consumo. Daí, através de transformadores abaixadores, a energia tem sua tensão levada a níveis adequados para utilização pelos consumidores.




http://www.geocities.com/Eureka/Account/4931/hidreletrica.html


Usina termoelétrica

É uma instalação que produz energia elétrica a partir da queima de carvão, óleo combustível ou gás natural em uma caldeira projetada para esta finalidade específica.

Vantagens
A principal vantagem é poderem ser construídas onde são mais necessárias, economizando assim o custo das linhas de transmissão. E essas usinas podem ser encontradas na Europa e em alguns estados do Brasil.
O gás natural pode ser usado como matéria-prima para gerar calor, eletricidade e força motriz, nas indústrias siderúrgica, química, petroquímica e de fertilizantes, com a vantagem de ser menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo e o carvão.


Desvantagens
O alto preço do combustível é um fato desfavorável. Dependendo do combustível, os impactos ambientais, como poluição do ar, aquecimento das águas, o impacto da construção de estradas para levar o combustível até a usina, etc.

http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./energia/index.html&conteudo=./energia/termeletrica.html

Como funciona:
A potência mecânica obtida pela passagem do vapor através da turbina , que faz com que gire e no gerador ,que também gira acoplado mecanicamente à turbina ,é que transforma a potência mecânica em potência elétrica. A energia assim gerada é levada através de cabos ou barras condutoras, dos terminais do gerador até o transformador elevador, onde tem sua tensão elevada para adequada condução, através de linhas de transmissão, até os centros de consumo. Daí, através de transformadores abaixadores, a energia tem sua tensão levada a níveis adequados para utilização pelos consumidores.




http://www.cei.santacruz.g12.br/~energia/energiatermoeletrica.htm

Joyce Dotta Rebustine nº15 8ºLK

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A força do vento*

Uma fonte de energia não poluente, é a geração de energia através de turbinas eólicas.
Bem para a energia eólica ter sucesso, no Brasil seria preciso somar agluns recursos especiais, como por exemplo o ''recurso eólio de qualidade'', que é encontrado principalmente nas regiões Nordeste e Sul, além do que são necessárias políticas de incentivo as fontes renováveis e principalmente um planejamento de longo prazo, para o setor com maiores estímulos para o aumento da capacidade de geração dessas fontes energéticas, também seria necessário um maior desenvolvimento científico e tecnológico, capaz de dar suporte com qualidade a indústria.

Um exemplo de, que é importante também fazerem uma pesquisa tecnológica é a de Porto Alegre, onde o centro tecnológico da PUC, instalou a primeira turbina eólica de pequeno porte no Brasil, além do que uma empresa privada está apostando no uso de fontes alternativas de energia.

Funcionamento de uma usina eólica*

As Usinas Eólicas aproveitam a força da velocidade dos ventos para gerar eletricidade. Elas são chamadas de eólicas pois são acionadas pela energia do vento.
Exitem as grandes hélices que ficam em altas torres ou em locais altos. Esses locais devem estar localizados do ponto de vista de ventos. É necessário que haja vento, de preferência fortes, o tempo todo. No dia em que não tiver vento não será possível a geração de energia elétrica.
1-A Energia Elétrica é produzida por um Gerador, na Casa de Força.
2-O Gerador possui um eixo que é movido por uma enorme hélice.3
3 - A Hélice é movida pela velocidade do vento.
Ingrid Dias. nº. 11 8º LK*

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Resumo:A força do vento

A energia elétrica,através de turbinas eólicas é uma alternativa não poluente.
O crescimento de energia eólica no Brasil tem que se dar na capacidade instalada,no desenvolvimento científico e tecnológico.
Para a enegia eólica ter sucesso no país tem que somar alguns recursos:
O recurso eólico de qualidade.O potencial eólico principalmente se encontra nas regiões Nordeste e Sul.Também são necessárias políticas de incentivo às fontes renováveis e planejamento de longo prazo para o setor.
Seria necessário também o desenvolvimento científico e tecnológico.
O crescimento da energia eólica no Brasil requer futuros parques eólicos,junto com um desenvolvimento industrial.
Em Porto Alegre,o Centro tecnológico da Puc instalou a primeira turbina eólica de pequeno porte no Brasil,em um prédio de área urbana e conectada na rede elétrica.
O maior potencial eólico,na região Nordeste,ocorre durante o período de menor disponibilidade hídrica.
A capacidade instalada para a geração de energia eólica vem crescendo mais nos últimos anos principalmente na Alemanha,EUA,Dinamarca e Espanha.




Funcionamento de uma usina eólica

As Usinas Eólicas aproveitam a força da velocidade dos ventos para gerar eletricidade.
São grandes hélices (como cataventos gigantes) instaladas em altas torres ou em locais altos. Esses locais devem ser privilegiados do ponto de vista de ventos.


É necessário que haja vento, de preferência fortes, o tempo todo.
No dia em que não tiver vento não será possível a geração de energia elétrica.
A grande vantagem da usina eólica é que não existe nenhum tipo de poluição.


Chamam-se eólicas porque são acionadas pela energia do vento.

1-A Energia Elétrica é produzida por um Gerador, na Casa de Força.




2-O Gerador possui um eixo que é movido por uma enorme hélice.



3-A Hélice é movida pela velocidade do vento.






http://www.ebanataw.com.br/roberto/energia/ener12.htm


Joyce Dotta Rebustine Nº15 8ºLk

quinta-feira, 11 de setembro de 2008




Resumo de Energia Eólica, "A Força do Vento"

A geração de energia elétrica através de turbinas eólicas representa uma alternativa não poluente, capaz de atender desde os grandes centros urbanos até pequenas povoações isoladas.
De acordo Aneel,pequenas centrais podem suprir localidades distantes das redes,contribuindo para a universalização do serviço.
A energia eólica no Brasil é fundamental para o desenvolvimento e tecnológico.Possuir uma politica industrial que insentiva é fundamental.
Para a energia eólica ter sucesso em nosso pais e crescer, é preciso ter alguns recursos especiais. Começando pelo "recurso eólico de qualidade" e parques eólicos, junto com desenvolvimento industrial para a fabricação de aerogeradores com baixos custos.
Atualmente no Brasil, a energia eólica é muito pequena, mas a situação mudaria se houvesse incentivos fiscais regentes que poderão despertar o interesse de empreendedores.
Em países como Dinamarca, Alemanha e Espanha, 18%, 25% e 23% respectivamente, o consumo de electricidade é gerada pela energia do vento.
Como funciona a energia eólica ?
O vento gira uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade.
Quando vários mecanismos como esse-conhecidos como turbina de vento-são ligados a uma central de transmissão de energia,temos uma central eólica.A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho de suas hélices e,claro,do regime de ventos da região dm que esta instalada.E não pense que o ideal é contar simplesmente com ventos fortes.O Brasil tem um dos maiores potenciais eólicos do planeta e, embora hoje o vento é responsável por miseros 29 megawatts dos cerca de 92 mil instalados no pais.Por outro lado a energia do vento tem a grande vantagem de ser inesgotável e causar pouquíssimos impactos ao ambiente.
(http://planetasustentavel.abril.uol.com.br/)
Feito por: Raíssa Manoel N°26 8°LK

quarta-feira, 3 de setembro de 2008


Aterro sanitário: aterro que usa um revestimento de argila para isolar o lixo do ambiente

O Aterro

Um aterro,deve estar aberto e acessível todos os dias.Perto da entrada do local há um centro de reciclagem onde os moradores deixam materiais recicláveis.Isso ajuda a reduzir a quantidade de lixo no aterro.Ao lado do local, há estações de despejo para materiais indesejáveis ou proibidos legalmente. Uma estação de despejo para diferentes materiais é utilizada para pneus, óleo de motor, chumbo, baterias e drywall.
Há uma estação de despejo para resíduos domésticos perigosos como produtos químicos (tintas, pesticidas e outros) que são proibidos no aterro. Esses produtos químicos são descartados por empresas privadas. Algumas tintas podem ser recicladas e alguns produtos químicos orgânicos podem ser queimados em incineradores ou usinas.
Outras estruturas ao lado do aterro são as áreas que fornecem o solo para o aterro, o tanque coletor de escoamento, os tanques coletores de lixívia e a estação de metano.
Aterros são estruturas complexas que, quando projetados e administrados de maneira correta, têm uma importante função. No futuro, novas tecnologias chamadas de bioreagentes serão utilizadas para acelerar a decomposição do lixo nos aterros e produzir mais metano.


Vantagens

Os Aterros Sanitários são uma solução muito mais vantajosa do que as antigas lixeiras.
Um Aterro Sanitário permite uma deposição correcta dos resíduos sólidos urbanos (lixo)
e tem uma grande capacidade de recepção de resíduos. A maior vantagem dos Aterros
Sanitários prende-se com a redução dos riscos de poluíção ambiental manifestando-se
assim um bom método /solução para a degradação dos resíduos produzidos pelo
homem.
Para além desta vantagem os Aterros Sanitários são o que de melhor poderia acontecer à
sociedade actual em termos de soluções ambientais, porque evitam a transmissões de
Doenças não contaminando as águas, protegem o solo e ar e diminui os riscos de
incêndio.
Possibilitam também uma deposição segura de substâncias dificilmente biodegradáveis.
O Aterro Sanitário fomenta o emprego e protege a qualidade de vida das gerações
futuras.


http://folhaverde.wordpress.com/2007/08/28/como-funcionam-os-aterros-sanitarios/